utilizador: password:     Se ainda não se registou, por favor clique aqui
 

ACTA 2

 

ACTA N.º 02/2003

 

         Reuniu, aos 10 de Abril de 2003, pelas 15H00, na sua sede, sita na Rua Ho Chi Min, Edif?io Nacional da Estat?tica, o Conselho Provincial de Luanda da Ordem dos Advogados, sob orientação da Dr.?Pulqu?ia Van-D?em Bastos, Presidente do mencionado Conselho com a seguinte:

 

Ordem de Trabalhos:

 

1.     An?ise, discuss? e decis? de Processos Disciplinares e de Inqu?ito;

2.     Diversos.

 

Presenças:

 

Dr. Hermenegildo Cachibombo;

Dr.?Solange Machado;

Dr.?Teresa Mar?l;

Dr. Samuel Jo?;

Dr.?Isabel Pelinganga;

Dr.?J?ia Ferreira;

Dr. M?io Domingues.

 

Aus?cias:

 

Dr.?Adelaide Godinho (justificada);

Dr. Jorge Fortes (justificada);

Dr.?Vict?ia Izata (jusitificada);

Dr.?Clementina Cardoso.

 

         Analisados e discutidos os pontos constantes da Ordem de trabalhos, o Conselho tomou as seguintes deliberações:

 

 

 

 

1-    SOLICITAÇÕES

 

 Solicitação da cessação da obrigação do segredo profissional do Dr. Herivelto Olavo Gamboa, ao abrigo do n.?4 do art.?65-?do Estatuto da Ordem, na sequ?cia do diferendo que o op? ao Grupo Antex e aos seus actuais mandat?ios judicias, Drs. Lu? Filipe Pizarro e Adelaide Godinho, n? tendo aquele, apesar das insist?cias, at??presente data, se dignado a prestar os esclarecimentos para tal solicitação: Por reputar de ess?ciais os referidos esclarecimentos, o Conselho n? se sentiu em condições de analisar o assunto, remetendo para o momento que os obtiver.

 

Pedido de inscrição com isenção de est?io do Dr. C?dido Herculano Cachove: face ? deliberações do Conselho Nacional sobre a mat?ia, o Conselho Provincial recomendou ao requerente a realização do est?io, porquanto apesar de o ter iniciado em Portugal, ficou s?pela 1.?fase, devendo, assim, indicar patrono ou requerer que a Ordem  o indique.

 

2-    PARTICIPAÇÕES

 

Dr. Pedro Gaspar Kaparakata contra o Dr. Fernando Ant?io Ginga.

Pelo facto de a participação conter refer?cias a ocorr?cias que indiciam a violação do dever geral de urbanidade, estabelecido no art.?73.?do Estatuto da Ordem dos Advogados, o Conselho deliberou a instauração de um processo disciplinar ao Dr. Fernando Ginga, nomeando para instrutor o Dr. Ant?io Afonso de Sousa.

 

Sr.?Deputada Marta Cristina contra o Sr. Dr. Eurico Paz Costa

Na sequ?cia da an?ise dos resultados das dilig?cias preliminares complementares para esclarecimento dos factos constantes da participação cujas partes s? as acima acima referidas, o Conselho deliberou o arquivamento da participação, por se mostrar manifestamente invi?el.

 

Sr. Agostinho Vasco Whanga Troco contra o Dr. M?io Ant?io Afonso Esteves Baptista.

Por, alegadamente, este ter solicitado ?uele o montante de USD 300,00 (trezentos d?ares norte americanos) no processo de assist?cia judiciaria: O Conselho entende que n? se prova a pr?ica dos factos imputados ao Advogado, e sanciona o pedido de escusa deste, e, em consequ?cia, indicar?um novo Advogado.

 

 

 

 

 

Sr. Jo? A. Pereira da Silva contra o Dr. Casimiro Caley.

O Conselho deliberou:

- Elaboração de um Laudo de Honor?ios, indicando como relatores os Dr. M?io Domingues e Samuel Jo?;

- Solicitar ao Dr. Casimiro Caley a devolução dos documentos em sua posse;

-         Instaurar um processo de Inqu?ito que ter?como relator o

     Dr. Ant?io Afonso de Sousa.

 

 

3- RECURSOS

 

O Conselho apreciou o ac?d? do recurso interposto pela Dr.?Antonieta Coelho, da multa que lhe foi aplicada, nos termos do n.?4 do art.?12.?e da al. p) do art.?38.?do Estatuto da Ordem dos Advogados, por violação injustificada do dever de votar, tendo- o sancionado com algumas alterações ao que se seguir?a assinatura de todos membros.

 

4-    DIVERSOS

 

Foi levantada pela Dr.?Isabel Peliganga a necessidade do Conselho encontrar formas expeditas para a conclus? dos processos de Inqu?ito e Disciplinares em curso, a fim de corrigir as situações de inobserv?cia aos normativos ?icos deontol?icos por um n?ero cada vez mais crescente de Advogados, o que tem lan?do a Ordem num total descredito, pois, se est?a criar uma sensação de impunidade.

 

Nada, mais havendo a tratar, a reuni? foi encerrada, quando eram 16H40Min, da qual, para constar, foi lavrada a presente acta que vai assinada pela presidente.

 

 

Luanda, 11 de Abril de 2003

 

 

A PRESIDENTE

________________________

Pulquéria Van-Dúnem Bastos

 

CONSELHO NACIONAL (+244) 922 880 025

SECRETARIA GERAL:  (+244) 927 646 965

CONTABILIDADE (+244) 999 410 082  

 

PAGAMENTO DE QUOTAS

COORDENADAS BANCÁRIAS

 

NOME: Ordem dos Advogados de Angola

BANCO: Banco de Fomento de Angola - BFA

CONTA Nº: 489328/30/002:

IBAN: AO06 0006.0000.0048.9328.3026.3

 

      CONVOCATÓRIA 4º Exame

 

 

  

               

PLANTÃO DE SERVIÇO AOS ADVOGADOS

NOTA DE IMPRENSA
Membros da Comissão Nacional das Prerrogativas da OAA tomam posse.
O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA),  Luís Paulo Monteiro, conferiu nesta quinta-feira, 14, em Luanda, posse aos membros que compõem a Comissão Nacional de Prerrogativas.
Nomeada pela Conselho Nacional da OAA, a Comissão Nacional de Prerrogativas é composta por 12 membros efectivos e 3 suplentes. Tem uma vigência de 2 anos sendo renovada por igual período de tempo, mediante o parecer da Conselho Nacional da OAA .
A comissão, que é coordenada pelo Dr. Vicente Pongolola, Conselheiro Nacional da OAA tem como tarefas promover e difundir as prerrogativas legalmente e estatutárias assistidas aos advogados, promover a educação técnica, profissional e pedagógica com as distintas instituições; emitir pareces sobre as prerrogativas dos advogados, intervir sempre que esteja em causa a violação de quaisquer prerrogativas dos advogados junto dos órgãos judiciários ou judiciais, ou ainda em instituições públicas e privadas, assim como acompanhar junto dos órgãos essenciais da administração da justiça todos os processos que estejam a correr contra os advogados e advogados estagiários.
 
 Galeria Fotográfica
 

 

CERTIDÕES

Regulamento do Registo das Sociedades e Associações de Advogados

Art.11º (Publicidade)

 

 

ASSOCIAÇÕES

 

SOCIEDADES

 

LexAngola

SNR. ADVOGADO
 
Ofereça ao seu escritório algo que seja uma mais-valia: uma subscrição do LEXANGOLA, instrumento indispensável ao exercício da Advocacia que lhe permite, a qualquer momento e em qualquer lugar aceder, num ápice, a qualquer diploma legal - leis, decretos, etc. Em permanente actualização, com todos os códigos em vigor e ligações jurídicas a consolidar. Não adie a sua decisão de se apetrechar . Venha à sua Associação ou faça a sua subscrição on line.

Utilizadores ligados

Existem actualmente 0 utilizadores e 0 convidados ligados.