- A ORDEM
- ACTIVIDADE DA ORDEM
- ORGÃOS
- Bastonário
- Conselho Nacional
- Conselho Provincial de Luanda
- Conselho Provincial de Benguela
- Conselho Provincial do Cuanza Sul
- Conselho Provincial do Huambo
- Conselho Provincial de Cabinda
- Conselho Provincial do Bié
- Conselho Provincial do Namibe
- Conselho Provincial da Huíla
- Conselho Provincial do Cuando Cubango
- Conselho Provincial da Lunda-Norte
- Comissões
- Delegados Provinciais
- ADVOGADOS
- BIBLIOTECA
- REGULAMENTOS
- Regulamento Orgânico do Centro de Estudos e Formação
- Regulamento do Exame Nacional de Acesso à Advocacia
- Regulamento dos Símbolos da Ordem
- Regulamento de Acesso à Advocacia
- Regulamento de disciplina
- Regulamento Eleitoral
- Regulamento da Comissão de Ética
- Código de Ética
- Instrutivo sobre Honorários
- Instrutivo sobre Publicidade
- Regulamento do Cons. Prov. de Luanda
- Prémio Investigação Jurídica
- Regulamento do Conselho Nacional
- Regulamento do Registo das Sociedades e Associações de Advogados
- ARQUIVO
- CULTURA E LAZER
ACTA 8
CONSELHO NACIONAL
ACTA Nº 08/2005
Reuniu, a 11de Agosto 2005, pelas 16H00M, na sede da Ordem dos Advogados, sita na Rua Ho Chi Min, Edifício da Direcção Nacional de Estatística, o Conselho Nacional (CN), sob a presidência do Dr. Raul Araújo, Bastonário da Ordem, com a seguinte proposta de ordem de trabalhos:
- Aprovação das Actas 6 e 7;
- Instalações;
- Encontro de Jovens Advogados
a) síntese b) brochura
4. Aprovação do Parecer Miranda Alliance
5. Proposta de Lei sobre Mediação e Conciliação
6. Projecto de Lei sobre Assistência Judiciária e Centro de Assistência Judiciária;
7. Convocatória da Assembleia Geral Ordinária;
8. Convocatória da Assembleia Geral para Eleições dos Órgãos Sociais da Ordem
9. Dia do Advogado- 20 de Setembro - comemorações
10.Diversos
a) Finanças: balancete de 30 de Julho de 2005;
b) VIII Encontro da UALP em Moçambique;
c) Reunião da UIA em Marrocos, de 31 de Agosto a 4 de Setembro
d) Conferência Anual do IBA em Praga de 25 a 30 de Setembro
e) Regularização definitivas de estagiários;
f) Outros.
Presenças:
Dr. Carlos Freitas;
Dr. Luís Filipe Pizarro;
Dr. Tomás da Silva;
Dr. Inglês Pinto;
Dra. Pulquéia Van-Dúnem Bastos;
Dr. Machila dos Santos;
Dr. Filipe Paulino.
Ausências:
Dra.Teresinha Lopes ( ausente no exterior);
Dr. Terêncio Campos;
Dr. João André Pedro;
Dra. Luzia Sebastião (justificada);
Analisados e discutidos os pontos constantes na Ordem de Trabalhos ( OT) ora aprovada, o Conselho tomou as seguintes deliberações:
1. Foram aprovadas as Actas nos 06 e 07/2005;
2. No que se refere ao ponto 2 da OT, foi apresentado o ponto de situação relativo às instalações, em especial as acções desencadeadas pelo Ministério da Justiça junto do Ministério do Urbanismo e Ambiente, feitas referências a atitude da Direcção da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, por um lado, que serem pouco abonatórias, na perspectiva de um salutar relacionamento entre instituições de utilidade pública. Por outro lado, não obstante o facto de ainda não se ter o desfecho favorável para a OAA, foi sugerido que formalmente se levante a suspensão da recepção dos pedidos de assistência judiciária.
3. Relativamente ao ponto 3 da OT, pelo Coordenador da Comissão Preparatória do I Encontro de Jovens Advogados, o Dr. Tomás da Silva, foi apresentado o conjunto de acções relativas à publicação dos resultados do Encontro. Os membros do CN foram informados que, para o feito, existe disponível a quantia de USD 7,000.00, doados pela Odebrecht para a produção da brochura, trabalho que está a ser realizado pelos Drs. António Joaquim e Fortes Gabriel.
4.Sobre a aprovação do Parecer Miranda Alliance, o CN decidiu que esta questão deverá ser apreciada pela Assembleia Geral ( AG) e deverá ser constituída uma Comissão Ad-hoc para reapreciar a questão relacionando-a com os posicionamentos do escritório da Dra. Fátima Freitas.
5.No que se refere aos pontos 5 e 6 da OT - Propostas de Lei sobre Mediação e Conciliação, Projecto de Lei sobre Assistência Judiciária e Centro de Assistência Judiciária, foi sugerido que os membros do CN enviem os seus comentários a Comissão criada para o efeito, através da Secretaria Geral. A este respeito foi realçado que o mesmo grupo está a colaborar com a Comissão de Reforma da Justiça e irá apresentar proposta relativas à lei de buscas e apreensões, competências para passar mandados, bem como a revisão da Lei da Prisão Preventiva.
6.No que se refere ao ponto 7 e 8 da OT - Convocatória da Assembleia Geral Ordinária e Convocatória da Assembleia Geral para Eleições dos órgãos Sociais da Ordem, o CN decidiu marcar a AG ordinária para o dia 23 de Setembro e a AG eleitoral para Sexta-Feira, 25 de Novembro. Para o efeito, em conformidade com os estatutos, o Bastonário orientará o desencadeamento dos procedimentos formais, em especial os relativos às Convocatórias e para o último caso a designação da Comissão Eleitoral.
7. Relativamente à comemoração do dia do Advogado, 20 de Setembro, foi decidido que deverá ser feito um programa simples onde será enquadrada a Assembleia Geral e intervenções a nível dos meios de Comunicação Social.
8. No que se refere ao último ponto da OT o Bastonário informou ao CN sobre o Encontro com a Direcção do Ministério da Juventude e Desportos (MJD), representada pelo Vice Ministro, o Sr. Gonçalves Muandumba, onde foram apresentadas as conclusões do I Encontro dos Jovens Advogados e o MJD os programas de apoio aos Jovens com destaque para os encontros com as instituições financeiras. Ficou acordado que o MJD e a OAA firmarão um Protocolo que dará respaldo as acções de cooperação, tendo em conta as conclusões e recomendações do I Encontro do Jovens Advogados. Representantes das duas instituições irão trabalhar neste sentido.
No que toca à informação financeira foi apreciado o balancete de 30 de Julho.
No domínio das relações internacionais, foi realçado o facto de que o Bastonário, no uso das suas competências, com as organizações congéneres desencadeie os actos formais relativos às alterações dos estatutos da UALP e garanta e oriente a participação da OAA em eventos tais como: VIII Encontro da UALP em Moçambique; Reunião da UIA em Marrocos de 31 de Agosto a 4 de Setembro e a Conferência Anual da IBA, em Praga, 25 a 30 de Setembro.
No que concerne a regularização definitiva dos estagiários, foi decidido que o CPL efectue o levantamento detalhado dos casos e que os membros - patronos, prestem as devidas informações a este órgão.
Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, quando eram 18H45, dela se lavrando a presente acta, que depois de aprovada, será assinada pelo Bastonário.
Luanda, 12 de Agosto de 2005
O BASTONÁRIO
Raul Araújo
PAGAMENTO DE QUOTAS
COORDENADAS BANCÁRIAS
NOME: Ordem dos Advogados de Angola
BANCO: Banco de Fomento de Angola - BFA
CONTA Nº: 489328/30/002:
IBAN: AO06 0006.0000.0048.9328.3026.3
PLANTÃO DE SERVIÇO AOS ADVOGADOS
NOTA DE IMPRENSA
Membros da Comissão Nacional das Prerrogativas da OAA tomam posse.
O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Luís Paulo Monteiro, conferiu nesta quinta-feira, 14, em Luanda, posse aos membros que compõem a Comissão Nacional de Prerrogativas.
Nomeada pela Conselho Nacional da OAA, a Comissão Nacional de Prerrogativas é composta por 12 membros efectivos e 3 suplentes. Tem uma vigência de 2 anos sendo renovada por igual período de tempo, mediante o parecer da Conselho Nacional da OAA .
A comissão, que é coordenada pelo Dr. Vicente Pongolola, Conselheiro Nacional da OAA tem como tarefas promover e difundir as prerrogativas legalmente e estatutárias assistidas aos advogados, promover a educação técnica, profissional e pedagógica com as distintas instituições; emitir pareces sobre as prerrogativas dos advogados, intervir sempre que esteja em causa a violação de quaisquer prerrogativas dos advogados junto dos órgãos judiciários ou judiciais, ou ainda em instituições públicas e privadas, assim como acompanhar junto dos órgãos essenciais da administração da justiça todos os processos que estejam a correr contra os advogados e advogados estagiários.
CERTIDÕES Regulamento do Registo das Sociedades e Associações de Advogados Art.11º (Publicidade)
|
SNR. ADVOGADO
Ofereça ao seu escritório algo que seja uma mais-valia: uma subscrição do LEXANGOLA, instrumento indispensável ao exercício da Advocacia que lhe permite, a qualquer momento e em qualquer lugar aceder, num ápice, a qualquer diploma legal - leis, decretos, etc. Em permanente actualização, com todos os códigos em vigor e ligações jurídicas a consolidar. Não adie a sua decisão de se apetrechar . Venha à sua Associação ou faça a sua subscrição on line.
Utilizadores ligados
Existem actualmente 0 utilizadores e 1 convidado ligados.